quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sistema Operacional Instável? Fique de olho...


Máquinas reiniciam do nada, quando se exige um pouco mais da sua capacidade de processamento. Esses problemas podem ser os mais básicos como: Memória, aquecimento excessivo do processador (Sujeira no cooler evita a correta circulação do ar...) e etc.
Mais de 40% desses problemas são causados pela instabilidade na corrente elétrica que alimenta esses circuitos. Um dos principais componentes eletrônicos usados nesses circuitos é o capacitor (Condensador em português) é um componente que armazena energia e fornece ao circuito de acordo com a necessidade. Esses componentes ao sofrerem surtos bruscos de tensão acabam estourando perdendo sua capacidade de armazena energia, com isso os periféricos que eram alimentados diretamente por esses componentes acabam funcionando de maneira incorreta causando instabilidade.
No caso de computadores quem mais sofre é o processador e discos rígidos por consumirem uma demanda considerável de corrente elétrica. Há máquinas que entram em loop, após a tela POST reiniciam, outras começam a carregar o sistema e desligam, outras até carregam, mas travam depois de algum tempo, esses são alguns dos problemas causados por capacitores estourados. Não é aconselhável força o funcionamento nessas condições, pois podem ocorrer danos maiores como: queima de processador e danos irreversíveis a placa-mãe e seus periféricos. Para resolver o problema procure um técnico qualificado para fazer a substituição desses componentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário